Doença Renal Crônica (DRC) é a diminuição gradual das funções do rim, desde a filtração, até outras funções menos conhecidas como a reabsorção de componentes da urina, controle de peças fundamentais no metabolismo do osso (como cálcio, fósforo, vitamina D e PTH), controle da produção das células sanguíneas (pela eritropoetina, que estimula a produção dessas células) e controle da “acidez” do sangue.
Essa diminuição de função é gradual mas tem velocidade variável (desde lenta a mais rápida) a depender de diversos fatores. As principais causas de DRC são a pressão alta e diabetes, seguidas de problemas renais como as glomerulopatias (“nefrites”). Obesidade, alterações de vitamina D, uso de medicações tóxicas ao rim também são causas que temos que considerar.
A doença renal crônica é avaliada de acordo com o ritmo de filtração do nosso rim, que chamamos de “Taxa de Filtração Glomerular - TFG”, medida em mililitros por minuto (mL/min) de sangue filtrado, ou por alterações no rim vistas no ultrassom ou pela presença de proteína na urina (microalbuminúria). A TFG é medida por uma fórmula complexa realizada por médicos em uma calculadora específica que leva em consideração a creatinina dosada no sangue, idade, gênero e etnia.
Consideramos um rim crônica quando a TFG está abaixo de 60mL/min, microalbuminúria superior a 30mg/g ou presença de alguma alteração no rim vista em algum exame de imagem.
A DRC é dividida em 5 estágios (1 é o melhor e o estágio 5 é o pior) e recomenda-se acompanhamento com um nefrologista a partir do estágio 3. Importante: consideramos “normal” a perda de 1mL/min por ano da TFG a partir dos 40 anos de idade.
O manejo da DRC baseia-se na prevenção de sua progressão e controle de suas complicações como excesso de líquido, presença de anemia, distúrbios do osso, distúrbios de potássio e da acidez do sangue. A diálise é considerada quando o rim com a ajuda de medicamentos já não é mais capaz de controlar todas essas complicações sozinhos (em geral, com TFG abaixo de 10 a 15mL/min).
Procure um nefrologista, tire suas dúvidas, avalie seu rim e previna-se!