“Doutor, quanto de água devo beber por dia?”
Essa é uma das perguntas que mais recebo no consultório. E a resposta é: DEPENDE. E depende porque a água, principal componente do nosso corpo e presente em diversas reações, é imprescindível para dia a dia, e sua ingesta pode ajudar a prevenir algumas doenças como infecções de urina e pedra nos rins. Porém, temos que lembrar que seu excesso no corpo também pode fazer mal.
A recomendação é que um adulto jovem beba, regularmente, de 30 a 35mL por kg de peso por dia de água. Ou seja, para uma pessoa de 70kg, o ideal é que ela ingira de 2.100 a 2.600mL de água em 24 horas. Isso normalmente, mas devemos lembrar que devemos aumentar essa ingesta se aumentarmos o consumo, como em caso de atividades físicas (com perdas pelo suor), ou se vômitos e diarreia. Lembrando que atletas de alto rendimento exigem uma ingesta aumentada e individualizada de água para reposição.
Já os idosos têm um percentual de água menor, e a recomendação é variável, para ingesta de 20 a 30mL de água por quilo de peso por dia. Mas também devemos considerar restrições em algumas doenças associadas como doença renal crônica, insuficiência cardíaca, entre outras. Devemos lembrar ainda daqueles vovôs mais “esquecidos” que não bebem água regularmente e podem desidratar.
Essa quantidade deve ser sempre reavaliada em caso de doenças associadas, atividade física extenuante, volume urinário, presença de inchaços ou de dificuldades de absorção intestinal. Mas sempre devemos lembrar: beba água regularmente e sempre respeite os “avisos” do corpo pedindo água: a SEDE!