Nefrologista é o médico especializado na prevenção e tratamento doenças dos rins e vias urinárias, além do principal médico para controle da hipertensão arterial. É o responsável por avaliar o funcionamento dos rins, a “qualidade” da sua urina, além de outras doenças nas vias urinárias (trajeto da urina dos rins até a saída do corpo). E, quando os rins param de funcionar, é quem avalia e prescreve as terapias de substituição renal.
O nefrologista avalia tanto as lesões no rim que diminuem seu funcionamento (lesão renal aguda ou doença renal crônica) quanto as doenças que alteram a filtração do sangue (mesmo que isso não alterem sua função), como as inflamações renais (“nefrites”), doenças que causam perda de proteínas e/ou sangue na urina, pedra nos rins, infecção urinária (principalmente de repetição), investigação de massas renais (nódulos, cistos), além de outros distúrbios da filtração do sangue e formação da urina. Além disso tudo, o Nefrologista é um dos médicos responsáveis pelo manejo da hipertensão arterial sistêmica.
Quando os rins param de funcionar, o Nefrologista também é quem indica as terapias de substituição renal, como hemodiálise e diálise peritoneal. Além de fazer o seguimento do paciente antes, durante e após o transplante renal.
Os nefrologistas ainda são responsáveis por fazer a investigação completa da pedra nos rins (investigação metabólica que evita novos episódios com tratamentos preventivos), investigação de edemas, hipertensão de difícil controle, entre outros.
Os nefrologistas são médicos clínicos, inclusive com pré-requisito de especialização em Clínica Médica por 2 anos obrigatoriamente. Por isso, não fazemos cirurgias. Os médicos responsáveis pelos procedimentos cirúrgicos
Procure sempre Nefrologista com especialização! Alguém com residencia em nefrologia ou título de especialista em Nefrologia. Exija dele o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), facilmente encontrado no site do CFM.
Procure um nefrologista! Procure um especialista! Agende sua consulta!